BW trará uma experiência inovadora

Na atualidade, a agenda da sustentabilidade ambiental está mobilizando o planeta. Pautados por pesquisas acadêmicas e estudos científicos, governos, empresas e instituições da sociedade civil têm se conscientizado de que é urgente alterar a forma de produção e consumo se a humanidade quiser preservar os biomas, a fauna, a flora e a própria vida humana no planeta. Nesse sentido, os esforços se concentram em articular de forma equilibrada os três pilares da sustentabilidade – ambiental, econômica e social –, sem privilegiar exclusivamente a movimentação de recursos financeiros em detrimento das pessoas e do meio ambiente. Foi esse alto grau de conscientização que motivou a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) a promover um evento inovador no mercado brasileiro, a BW Expo – Summit e Digital, que tem a finalidade de deflagrar um movimento no país que dissemine conhecimentos sobre a faceta tecnológica da sustentabilidade, ajudando a promover soluções que diminuam a pegada ambiental das atividades humanas, sejam conduzidas por governos, empresas ou indivíduos.
PLATAFORMA
Em formato totalmente virtual, a BW 2020 terá transmissão ao vivo de todas as ações programadas para os dias 17, 18 e 19 de novembro. Multifacetado, o evento inclui sessões de conteúdo, atividades interativas e ações de relacionamento e negócios, assim como exposição de produtos, serviços e tecnologias. “O evento virtual traz informações relevantes sobre os principais temas que norteiam a sustentabilidade ambiental, mas também apresenta novas tecnologias e cases bem-sucedidos na área”, comenta Afonso Mamede, presidente da Sobratema. Para viabilizar esse evento inovador, a Sobratema montou uma plataforma intuitiva e robusta, que permitirá oferecer uma estrutura tecnológica eficaz para que as empresas – notadamente as que priorizam a sustentabilidade ambiental em suas atividades ou que atuam diretamente com o fornecimento de tecnologias – apresentem seus produtos, equipamentos, soluções, serviços e estudos de caso a um público altamente qualificado. Atualmente, mais de 100 mil profissionais já são impactados pela comunicação dirigida, incluindo mídias sociais e eventos virtuais, da BW Expo – Summit e Digital. De acordo com Mamede, a eclosão da pandemia do novo coronavírus renovou o compromisso de empresas, organizações e setores econômicos com ações e iniciativas que possam diminuir as emissões de gases de efeito estufa e reduzir o consumo de recursos naturais. “Na União Europeia, esse compromisso foi claramente ampliado”, diz ele. Até mesmo a Agência Internacional de Energia (IEA – International Energy Agency), que antes da pandemia vinha sendo duramente criticada pela falta de iniciativas para a descarbonização do planeta, estabeleceu um plano de recuperação verde de longo prazo, prevendo US$ 1 trilhão em investimentos nos próximos três anos.
O plano inclui estímulo à eficiência energética e implantação acelerada de fontes de energia eólica e solar, por exemplo. Como resultado, 4,5 bilhões de toneladas de emissões de CO2 podem ser evitados durante o período. “Também seguimos neste caminho”, pondera Mamede. “E não apenas asseguramos a realização da BW de forma virtual, como também acentuamos nossas ações por meio de eventos semanais de conteúdo, que são estratégicos para a conscientização pública sobre a importância da preservação do meio ambiente e que têm impulsionado esse movimento.”
ATIVIDADES
Esses encontros virtuais semanais são apresentados em dois formatos: a transmissão ‘BW Live’, que traz entrevistas com especialistas e empresários que atuam diretamente na área ambiental, e o webinar ‘BW Talks’, que reúne vários convidados para debater temas específicos relacionados ao setor. Até o final de agosto, já foram realizadas dez edições do ‘BW Talks’, sendo uma delas presencial, em março, e sete edições do ‘BW Live’. Segundo Mamede, a agenda semanal desses eventos segue até novembro, quando acontece o principal evento do calendário. Na ocasião, ganham destaque as atividades programadas para os ‘Núcleos Temáticos’, que se propõem a conectar redes específicas, compartilhar conhecimento e ampliar as conexões de empresas e profissionais, gerando sinergias e oportunidades para os participantes. Os ‘Núcleos’ incluem temas como ‘Agronegócio Sustentável’, ‘Conservação de Recursos Hídricos’, ‘Construção Sustentável’, ‘Economia Circular’, ‘Reciclagem de Resíduos na Construção’, ‘Resíduos Sólidos’, ‘Transformação Energética – Hidrogênio’, ‘Valorização de Áreas Degradadas’ e ‘Waste-to-Energy’. Cada um desses temas conta com curadoria específica, liderada por renomados profissionais do país.
BW Expo – Summit e Digital sedia a grande final da Fórmula SAE
No escopo das atividades dos ‘Núcleos Temáticos’, os participantes da BW 2020 poderão acompanhar uma novidade que promete mobilizar as atenções do público. Isso porque o evento foi confirmado como palco para a final do desafio ‘SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge’, uma iniciativa da SAE Brasil e da Ballard Power Systems na qual oito universidades pré-selecionadas constroem veículos movimentados por células de combustível. A iniciativa se insere no âmbito do ‘Núcleo do Hidrogênio’, cuja curadoria está a cargo da especialista Monica Saraiva Panik, que conduziu a parceria. Assim que foram abertas as inscrições, diversas universidades de Norte a Sul do país se candidataram para participar do desafio. A preparação incluiu a realização, em julho, de cursos gratuitos oferecidos aos estudantes de engenharia, a maioria de graduação. Organizados pelo grupo de Mentoria do Hidrogênio e pelo grupo de Mentoria de Competições Estudantis da SAE Brasil, os cursos reuniram 170 participantes em média, que puderam acompanhar os conteúdos elaborados e apresentados por profissionais tarimbados do mercado, incluindo a curadora da BW.
Já em agosto, as universidades concluíram as etapas relacionadas ao projeto dos veículos. E, no início de setembro, foi divulgada a lista das oito universidades selecionadas, que receberão os stacks de 2,1 kW refrigeradas a ar da Ballard Power Systems para o desenvolvimento e construção dos veículos.
As finalistas também terão o apoio de montadoras por meio do programa ‘Adote uma Universidade’, viabilizado a partir de uma parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As fabricantes irão cooperar com a universidade adotada na construção dos veículos, em especial na área de engenharia veicular, prestando assistência no desenvolvimento de sistemas de tração elétrico-híbrido, integração de componentes, controle eletrônico, design e outros. Imperdível, a grande final da competição acontece na BW 2020. Matéria publicada na Revista M&T

Data publicação: 28 de outubro de 2020

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