Demóstenes Barbosa da Silva

Graduações: em Física pela Universidade Federal de Goiás (1979), em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1980), Mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia pela Universidade de São Paulo (2016).
Desenvolveu sua carreira profissional no Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (6 anos: 1981 – 1983, e, 1993 – 1997), em Concessionárias de Energia Elétrica (19 anos: 1984 – 1993, e, 1999 – 2010).
Atualmente é presidente da BASE Energia Sustentável, empresa dedicada ao desenvolvimento e assessoramento de seus clientes na busca por soluções para áreas de infraestrutura em geral, e de energia em particular, voltadas para a compatibilização de projetos e investimentos dentro dos parâmetros de sustentabilidade, ambiental e socioeconômica, com foco na preservação dos recursos da natureza, orientação imperativa na nova era de atividades econômicas e sociais globais, que se tem denominado como era de economia verde ou economia sustentável.
Desenvolveu e implantou o projeto brasileiro que desenvolveu e obteve aprovação de metodologia aprovada pela ONU, para o cálculo de remoções de CO2 da atmosfera pelo crescimento de florestas de espécies nativas, em restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs). A metodologia foi aplicada para restaurar a cobertura vegetal nativa de margens de reservatórios de usinas hidrelétricas.
Iniciou o projeto suportado financeiramente pelo Global Environmental Facility (GEF), com o objetivo de demonstrar a viabilidade técnica e econômica da utilização de excedentes sazonais de energia hidrelétrica no Brasil, para gerar hidrogênio eletrolítico, e utilizá-lo como combustível limpo no transporte rodoviário urbano de pessoas na metrópole de São Paulo.
Desenvolve atualmente os dois maiores projetos de pesquisa e desenvolvimento de armazenamento de energia, sob a forma de hidrogênio e em baterias de Lítio, junto a usinas hidrelétricas, apoiados por Furnas Centrais Elétricas S/A (FURNAS), e Companhia Energética de São Paulo (CESP), aprovados para implantação no âmbito da Chamada No 21 de Projetos de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Integrou o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão de assessoramento científico da Convenção Global do Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU), quando, em 2007, o mesmo recebeu o Prêmio Nobel da Paz, Estocolmo, Suécia.

PATROCINADORES do Movimento BW

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade