Atividades do hidrogênio no evento em novembro

Com o propósito de disseminar informações e divulgar tecnologias amigáveis ao meio ambiente, o movimento BW conta com nove Núcleos Temáticos. Nesse sentido, Monica Saraiva Panik, curadora Núcleo Transformação Energética - Hidrogênio, apresenta em primeira mão algumas informações sobre as atividades do hidrogênio no grande evento, marcado entre os dias 17 e 19 de novembro. As inscrições para o evento estão abertas neste link. Confira abaixo a entrevista da especialista em tecnologias de hidrogênio e células a combustível para o portal do Movimento BW:

Qual a importância da BW para a sustentabilidade ambiental?

A BW tem um papel essencial para a sustentabilidade ambiental porque representa uma grande porta de entrada para um mundo melhor, onde o homem e a natureza são um só, e convivem harmonicamente com base na preservação dos recursos existentes para garantir o futuro das nossas próximas gerações. Desse modo, o público tem um perfil muito especial, que é um misto de técnico, orientado à proteção do meio-ambiente e à inovação. É ao mesmo tempo um público profissional, interessado em realizar negócios, e pessoal, cuja consciência ambiental é maior do que os desafios da transformação e da inovação. Além disso, reúne diversos setores: construção, mineração, agricultura, reciclagem, energia, água, ar, em uma só plataforma e em um só ideal: a sustentabilidade. Em minha avaliação, esse público deseja conhecer novas tecnologias e saber como elas podem contribuir com o seu dia a dia e com o país. Por isso, compreendem o conceito básico de  Sustentabilidade, da forma com que ele foi criado na ECO 92 no Rio de Janeiro. Ou seja, "Desenvolvimento Sustentável é um desenvolvimento econômico, social e ambiental, que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades".

Qual o papel da BW  para a disseminação das tecnologias de hidrogênio?

A BW representa uma oportunidade pioneira de grande disseminação desse movimento acelerado que está acontecendo mundialmente chamado “Transformação Energética – Hidrogênio”. Isso porque é um evento direcionado a esse público amplo e diversificado, não restrito, mas incluindo os setores acadêmicos e científicos, envolvendo os setores industriais e empresariais dentro uma visão e uma missão comum a todos eles. Existem muitos eventos especializados na área do hidrogênio que promovem a troca de conhecimento entre as comunidades científica, acadêmica e industrial. Contudo, a BW Expo Summit Digital 2020 será a primeira no Brasil a promover a disseminação desse conhecimento para o grande público, abrangendo os diversos setores da sociedade e da economia e gerando novas oportunidades de negócios e para a preservação do meio ambiente para o país.

O que esperar do Núcleo Temático Transformação Energética – Hidrogênio?

Ele vai trazer o cenário mundial da transformação energética. Com isso, sua programação mostrará atividades em alguns dos países líderes desse movimento que ganhou força nos últimos 2 anos. Entre os quais, posso citar o Japão, Alemanha, Estados Unidos e Países Baixos. Além disso, o Núcleo trará o SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, a primeira competição de Baja e Fórmula SAE do mundo. Conheça as 8 equipes que estão competindo compostas por estudantes de engenharia de diversas universidades do Brasil. Assista ao challenge virtual e as apresentações sobre o conceito de seus veículos híbridos elétrico hidrogênio e como elas foram selecionadas nas etapas digitais para receberem os equipamentos doados pela Ballard, pela Air Products e pela WEG Motores. O Núcleo também terá três workshops para debater o papel do hidrogênio na descabonização do setor elétrico, da mineração e da área industrial. Desse modo, contará com a participação de representantes de instituições governamentais, agências reguladoras, entidades de classe e a indústria.

Convite para todos participarem da BW.

Convido a todos a participarem da BW. O Núcleo Transformação Energética – Hidrogênio tem total sinergia com todos os demais núcleos do evento:

  • Economia circular e Resíduos Sólidos. O hidrogênio pode ser produzido a partir de diversos tipos de resíduos, incluindo plásticos, biomassa e esgoto, armazenado e utilizado em diversos setores como transporte, indústria e geração de energia.
  • Valorização de áreas degradadas. A produção de hidrogênio pode se dar nesses locais.
  • Construção sustentável. O hidrogênio produz calor e eletricidade sem emissões.
  • “Waste to Energy”. O hidrogênio contribui na descarbonização de processos industriais e na geração de energia limpa para a indústria.
  • Conservação dos recursos hídricos. O hidrogênio é um elemento encontrado na água. Ademais, os sistemas de célula a combustível geram água como subproduto, evitando a contaminação do ar e de rios por contaminantes emitidos por sistemas que utilizam combustíveis fósseis.
  • Agronegócio Sustentável. A biomassa e de biocombustíveis podem produzir hidrogênio.

Data publicação: 09 de outubro de 2020

Canais: Transformação Energética Hidrogênio

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade