Conteúdos programados sobre economia circular

Nesta semana, de 17 a 19 de novembro, acontece o grande evento do movimento BW Expo, Summit e Digital 2020. Os conteúdos programados sobre economia circular englobarão palestras nacionais e internacionais e cases de sucesso em diferentes áreas. As inscrições para participar do evento gratuito são feitas diretamente no site oficial, por meio deste link. Sem dúvida, esse assunto tem ganhado relevância nos últimos anos porque o atual modelo econômico está chegando ao seu limite. Com isso, a economia circular torna-se uma alternativa, que beneficia toda a sociedade, pois elimina o resíduo do sistema e valoriza o reuso de recursos naturais, produtos e materiais. Conforme explica a Fundação Ellen MacArthur, a transição para uma economia circular não se limita a ajustes visando a reduzir os impactos negativos da economia linear. Ela representa uma mudança sistêmica que gera oportunidades econômicas e de negócios e, ao mesmo tempo, proporciona benefícios ambientais e sociais.

Sala BW

Nesse sentido, uma das apresentações do Núcleo Economia Circular  será “Para a Fundação Ellen MacArthur "O futuro da economia é circular"”, a ser ministrado por Mike Oliveira, gerente de cidades para a América Latina na fundação. Farmacêutico e Mestre em ciências e em gestão para a competitividade com foco em sustentabilidade, trabalhou nas áreas de sustentabilidade e inovação de empresas como Natura, Akatu e Unilever. O palestrante internacional Richard Anthony falará sobre “Zero Waste! Como vamos chegar lá?”. Anthony é fundador e presidente da Zero Waste International Alliance, maior entidade global sobre Lixo Zero ou Zero Desperdício. Ele é também fundador e membro do conselho da National Recycling Coalition, California Resource Recovery Association e the Grassroots Recycling Network (AKA,).

Universo BW

A programação do Núcleo, cuja curadoria é de Ian Mackee, terá palestras nos três dias do evento da BW. Em primeiro lugar, no dia 17, serão quatro. Paulo Mello, presidente e fundador do Instituto Ecozinha falará sobre “O futuro da Economia Circular já chegou! O case de bares e restaurantes Lixo Zero em Brasília”. Já o engenheiro agrônomo Antonio Oswaldo Storel Júnior discorrerá sobre resíduos orgânicos. Também serão ministrados dois cases: Roberto Bretas, sócio da Global Red Tecnologia, falará sobre a questão dos vidros, e o onsultor Marco Aurélio Souza abordará a logística do orgânico para compostagem em escala. No dia 18, João Carlos Godoy, diretor da Oeko Bioplásticos abordará o fim dos plásticos convencionais. Enquanto isso Denise Braun, diretora do All About Waste, falará sobre certificação zero waste para empresas. Vilmar Simion Nascimento, presidente do Programando o Futuro, trará o case de reciclagem de lixo eletrônico no Brasil. Por fim, no dia 19, o destaque será Lixo Zero, com a participações de Kadmo Cortes e Mateus Peçanha, do Instituto Lixo Zero Brasil. Os cases de Florianópolis e Brasília serão tema de duas palestras. Além disso, para encerrar o dia, presidente do Instituto, Rodrigo Sabatini ministra palestra sobre o futuro. Totalmente virtual, com transmissão pelo site oficial, a BW contará com mais de 100 horas de conteúdo, atividades interativas, ações de relacionamento e de negócios e exposição de produtos, serviços e tecnologias. Gráfico: Cambridge Judge Business School

Data publicação: 15 de novembro de 2020

Canais: Economia Circular

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade