Curadora da BW 2020 foi convidada pela AHK Rio para elaboração de artigos sobre hidrogênio

O hidrogênio verde terá um papel fundamental e estratégico para a descarbonização da economia. Por isso, está sendo considerado como "a solução", sendo amplamente inserido na matriz energética de diversos países, mas também em setores que respondem por uma grande parcela da emissão de carbono no mundo. Desse modo, por sua importância, a curadora do Núcleo Temático Transformação Energética - Hidrogênio da BW 2020, Monica Saraiva Panik, foi convidada pela Câmara de

Comércio e Indústria Brasil-Alemanha Rio de Janeiro (AHK Rio) para elaboração de artigos para uma iniciativa inédita, chamada de Série Informativa sobre a Estratégia Nacional Alemã para o Hidrogênio.

A série consiste na publicação de 9 artigos, semanalmente, na página específica da iniciativa no site oficial da AHK Rio. Já foram publicados três artigos: Introdução, Metas e Objetivos e Setores Estratégicos. O quarto artigo Plano de Ação: Geração de H2 será divulgado na segunda, dia 10 de agosto.

O primeiro artigo fala das oportunidades que o governo da Alemanha está criando para estabelecer o hidrogênio como uma opção de descarbonização. Ao longo do texto, Monica traz informações sobre a Estratégia Nacional de Hidrogênio (NWS), que criou uma estrutura para promover o investimento privado na geração em escala econômica e sustentável, no transporte e no consumo de hidrogênio.

No segundo, Monica aponta os 12 objetivos e metas da NWS, que inclui, por exemplo, a promoção de cooperação global como uma oportunidade. "No nível internacional, a cooperação com potenciais fornecedores contribui para a proteção do clima e cria oportunidades sustentáveis de crescimento e desenvolvimento", diz o artigo.

Por fim, a curadora da BW 2020, fala no terceiro artigo dos setores estratégicos e prioritários definidos pelo governo alemão para o desenvolvimento de uma economia de hidrogênio verde. Entre os segmentos citados estão o industrial, energético, de transportes e geração de calor, além do envolvimento das áreas de pesquisa, educação e inovação.

De acordo com Monica, (por favor, use esse espaço para tratar da importância dessa iniciativa e todas as considerações que achar importante estar na matéria).

Data publicação: 07 de agosto de 2020

Canais: Transformação Energética Hidrogênio

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade