Economia circular e o futuro da indústria da moda

A economia global é totalmente dependente de materiais finitos. Na indústria da moda, isso não é diferente. O modelo "pegar-fazer-jogar fora" retira os recursos naturais para fabricar produtos, que são então usados ??e depois descartados. Contudo, a preocupação com o planeta vem impulsionando uma transformação nesse mercado. Desse modo, a economia circular pode ser o futuro da indústria da moda. “Estamos aperfeiçoando uma economia linear há 150 anos. Porém, se observarmos a volatilidade do material, começamos a perceber que precisamos comprar, usar e fazer menos. Dessa forma, parece que fazer menos é o necessário para o funcionamento a longo prazo da economia global. Mas, mesmo assim, é possível verificar que o sistema em que vivemos é falho. Isso porque ao olhar os sistemas operacionais, percebe-se a necessidade de observar diferentes variáveis para fazer alterações complexas. Assim, a economia global não pode funcionar a longo prazo do jeito que está”, disse Ellen MacArthur, fundadora da Ellen MacArthur Foundation. Nesse sentido, uma artigo da Goodwill revela que as camisetas são um dos itens mais descartados. Os aterros sanitários recebem cerca de 50 milhões de toneladas de roupas por ano, sendo que a maioria não é biodegradável. De acordo com o Departamento do Interior dos Estados Unidos, os americanos jogam mais de 300 milhões de pares de sapatos anualmente. Esses itens vão para os aterros sanitários e levam de 30 a 40 anos para se decompor. A maioria dos tênis, por exemplo, é composta de pelo menos uma dúzia de peças plásticas, inviabilizando, dessa forma, o desmonte e reciclagem do material.

Reciclagem

A cada segundo, um caminhão de lixo com tecidos chega aos aterros. Assim, estima-se uma perda de US$ 500 bilhões anuais porque as roupas são pouco usadas e raramente recicladas. Se nada mudar, em 2050, a indústria da moda usará um quarto do orçamento mundial de carbono. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a principal fonte de têxteis para resíduos sólidos urbanos (RSU) são as roupas descartadas. Em 2017, a taxa de reciclagem de todos os têxteis foi de 15,2%, com 2,6 milhões de toneladas recicladas. Os aterros sanitários receberam 11,2 milhões de toneladas de têxteis de RSU. Recicladores como a Goodwill mantêm aproximadamente 3,8 bilhões de libras de resíduos têxteis pós-consumo (PCTW) fora dos aterros. Em média, os cidadãos dos EUA jogam fora 70 kg de roupas e outros têxteis a cada ano.

A economia circular é mais do que reciclagem. E mais do que moda sustentável.

A economia circular analisa todas as opções da cadeia para usar o mínimo de recursos possível em primeiro lugar, manter os recursos em circulação pelo maior tempo possível, extrair o valor máximo deles enquanto estiver em uso, depois recuperar e regenerar produtos no local. fim da vida útil. A Ellen MacArthur Foundation, cuja missão é acelerar a transição para uma economia circular, afirma que a economia circular olha além do modelo industrial extrativo de resíduos e resíduos. Ela visa redefinir o crescimento focado em benefícios positivos para toda a sociedade. Isso implica separar gradualmente a atividade econômica do consumo de recursos finitos e projetar o lixo fora do sistema. Apoiado por uma transição para fontes de energia renováveis, o modelo circular cria capital econômico, natural e social e é baseado em três princípios: 1. Projetar resíduos e poluição. Isso é em grande parte resultado da maneira como projetamos produtos. Resíduos e poluição não são acidentes. É a consequência de decisões tomadas na fase de concepção. Ao mudar nossa mentalidade para ver o lixo como uma falha de design e aproveitar novos materiais e tecnologias, podemos garantir que o lixo e a poluição não sejam criados em primeiro lugar. 2. Mantenha produtos e materiais em uso. Ao projetar para manter produtos e materiais na economia, os itens podem ser reutilizados, reparados e remanufaturados. 3. Regenerar sistemas naturais. Na natureza, não há desperdício. Ao invés de simplesmente tentar causar menos danos, devemos procurar fazer o bem. Ao devolver nutrientes valiosos ao solo e a outros ecossistemas, podemos melhorar nossos recursos naturais.

Pessoas e estilo de vida sustentável e ecológico

A Goodwill de São Francisco, trabalha com economia circular há 104 anos. A instituição contribui substancialmente para coletar, compartilhar, reutilizar, reciclar, prolongar, manter e redistribuir mercadorias - da moda a bens domésticos, hardware e muito mais. São mais de 3.200 lojas operadas, onde roupas usadas podem ser doadas. Essas doações são a primeira parte de um processo de várias etapas, com o propósito de encontrar maneiras de manter os têxteis fora dos aterros sanitários. "A indústria da moda iniciou a mudança para a economia circular, incorporando inovação e novos modelos de negócios para garantir o uso e reutilização contínuos de produtos e materiais para reduzir o desperdício e o consumo de recursos. Porém, a menos que marcas, varejistas e seus parceiros da cadeia de valor - de revendedores, locatários, recicladores e muito mais - possam acessar informações essenciais sobre produtos, será impossível operacionalizar a economia circular na escala necessária para criar incentivos comerciais e impacto crítico para tornar o negócio mudança", disse a Goodwill. Fonte e foto: Goodwill Has Always Been in (Circular) Fashion

Data publicação: 19 de março de 2020

Canais: Economia Circular

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade