Economia circular para plásticos nos Estados Unidos

A implantação de uma economia circular para os plásticos nos Estados Unidos ganhou um reforço nesta terça-feira. Isso porque foi lançado o U.S. Plastics Pact (Pacto de Plásticos dos EUA), uma iniciativa ambiciosa para unificar diversas partes em toda a cadeia de valor do plástico, com o objetivo de repensar a maneira como se projeta, se usa e se reutiliza plásticos. Liderada pela The Recycling Partnership e World Wildlife Fund (WWF), faz parte da rede global do Pacto de Plásticos da Ellen MacArthur Foundation. Nesse sentido, o pacto reúne os interessados em uma plataforma pré-competitiva para a inovação. São 60 ativadores, formados por produtores de embalagens, varejistas, recicladores, empresas de gerenciamento de resíduos, formuladores de políticas, entre outros. A ideia é conduzir, desse modo, uma ação colaborativa, em busca de soluções escaláveis ??adaptadas às necessidades e desafios americanos, a fim de transformar o sistema atual para uma economia circular para plásticos nos Estados Unidos. Como resultado, possibilitará que empresas e governos cumpram coletivamente as metas para reduzir o impacto ambiental até 2025. De acordo com Sarah Dearman, vice-presidente da Circular Ventures for The Recycling Partnership, a iniciativa pode acelerar o caminho para uma economia circular. "A ação colaborativa com outros líderes da indústria objetiva criar mudanças substanciais e duradouras para a melhoria do nosso planeta. Sem dúvida, os resultados dos esforços do pacto para promover a embalagem, melhorar a reciclagem e reduzir o desperdício irão beneficiar todo o sistema e todos os materiais".

Metas

Ao aderir ao Pacto, os ativadores concordam em cumprir coletivamente estas quatro metas:

  • Definir as embalagens problemáticas ou desnecessárias até 2021 e tomar medidas para eliminá-las até 2025.
  • Em 2025, todas as embalagens de plástico serão 100% reutilizáveis, recicláveis ??ou compostáveis.
  • Até 2025, empreenda ações ambiciosas para reciclar ou compostar 50% das embalagens plásticas com eficácia.
  • Em 2025, o conteúdo médio reciclado ou o conteúdo de origem biológica de origem responsável em embalagens plásticas será de 30%.

O progresso do pacto será monitorado pela WWF, por meio de uma ferramenta que fornece uma metodologia padrão para rastrear as pegadas de plástico das empresas e relatar publicamente seus compromissos com o lixo plástico a cada ano. O relatório com os resultados será disponibilizado publicamente anualmente. "A poluição por plástico é uma crise global que precisa de soluções locais. E, os Estados Unidos são uma das maiores oportunidades, no qual as intervenções regionais podem resultar em mudanças transformadoras", disse Erin Simon, chefe de Resíduos de Plásticos e Negócios do WWF. A próxima etapa do pacto será a criação de um roadmap, com o objetivo de definir as etapas para atingir todas as metas propostas. Referência: U.S. Plastics Pact Launches to Ignite Change Toward Circular Economy for Plastic

Data publicação: 26 de agosto de 2020

Canais: Economia Circular

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade