Edifícios podem ou não propagar doenças

Os cuidados com a higiene são primordiais, seja em casa ou em qualquer outro local, para evitar o contágio da Covid-19. De fato, tanto os condomínios residenciais como os comerciais têm tratado também dessa questão, enfatizando os procedimentos de limpeza. Mas, como os edifícios podem ou não propagar doenças ou patógenos como o novo coronavírus? Para tratar desse assunto, Joseph G. Allen, diretor do programa Healthy Buildings da Harvard T.H. Chan School of Public Health, redigiu um artigo para o New York Times, Your Building Can Make You Sick or Keep You Well. Ele faz apontamentos sobre o papel dos edifícios para a disseminação de doenças. Contudo, destaca que a ventilação, a filtragem e a umidade adequadas reduzem a propagação de patógenos. A tradução é da Ca2 Consultores Ambientais Associados.

Seu prédio pode deixá-lo doente ou mantê-lo saudável

Em 1974, uma jovem garota com sarampo foi para a escola no norte de Nova York. Embora 97% de seus colegas tenham sido vacinados, 28 acabaram contraindo a doença. Os estudantes infectados estavam espalhados por 14 salas de aula, mas a jovem, o paciente indexado, passava algum tempo apenas em sua própria sala de aula. O culpado? Um sistema de ventilação operando em modo de recirculação que sugava as partículas virais da sala de aula e as espalhava pela escola. Os edifícios, como destaca este exemplo histórico, são altamente eficientes na propagação de doenças. De volta ao presente, a evidência mais destacada do poder dos edifícios de espalhar o coronavírus é de um navio de cruzeiro – essencialmente um edifício flutuante. Dos cerca de 3.000 passageiros e membros da tripulação a bordo do Diamond Princess em quarentena, pelo menos 700 contraíram a doença. Ou seja, uma taxa de infecção significativamente maior que a de Wuhan, China, onde a doença foi encontrada pela primeira vez. O que isso significa para aqueles que não estão em navios de cruzeiro, mas estão concentrados em escolas, escritórios ou prédios de apartamentos? Alguns podem estar se perguntando se deveriam estar fugindo para o campo, como as pessoas fizeram no passado em tempos de epidemias. Entretanto, apesar de condições urbanas densas poderem ajudar na disseminação de doenças virais, os edifícios podem ou não propagar doenças. Ou seja, podem atuar como barreiras à contaminação, uma estratégia de controle que não está recebendo a atenção que merece.

Transmissão

A razão é que ainda há algum debate sobre como o novo coronavírus que causa a Covid-19 é espalhado. Isso resultou em uma abordagem excessivamente restrita adotada pelos Centros federais de controle e prevenção de doenças e pela Organização Mundial da Saúde. Isso é um erro. As diretrizes atuais baseiam-se em evidências de que o vírus é transmitido principalmente através de gotículas respiratórias – as grandes e às vezes visíveis expelidas quando alguém tosse ou espirra. Portanto, a recomendação de cobrir tosses e espirros, lavar as mãos, limpar superfícies e manter o distanciamento social. Contudo, quando as pessoas tossem ou espirram, expelem não apenas grandes gotículas, mas também partículas menores transportadas pelo ar. Elas são chamadas núcleos de gotículas, que podem, desse modo, permanecer no ar e serem transportadas pelos edifícios. Investigações anteriores de dois coronavírus recentes mostraram que a transmissão aérea estava ocorrendo. Isso é apoiado por evidências de que o local da infecção por um desses coronavírus era o trato respiratório inferior, que só poderia ser causado por partículas menores que podem ser profundamente inaladas. Isso nos leva de volta se os edifícios podem ou não propagar doenças. Se mal geridos, eles podem espalhar doenças. Mas, se acertarmos, podemos alistar nossas escolas, escritórios e casas nesta luta.

Ventilação

Primeiramente, trazer mais ventilação natural em prédios com sistemas de aquecimento e ventilação (ou abrir janelas em prédios que não o fazem) ajuda a diluir os contaminantes transportados pelo ar, tornando a infecção menos provável. O resultado são escolas e prédios de escritórios que são desvalorizados cronicamente. Isso não apenas aumenta a transmissão de doenças, incluindo flagelos comuns como do novo coronavírus ou a gripe comum, mas também prejudica significativamente a função cognitiva. Um estudo publicado no ano passado constatou que garantir níveis mínimos de ventilação natural reduziu a transmissão de influenza em até 50% a 60% das pessoas em um prédio vacinado. Os edifícios normalmente recirculam um pouco de ar, o que demonstrou levar um maior risco de infecção durante surtos, pois o ar contaminado em uma área circula para outras partes do edifício (como na escola com sarampo). Muito quente, o ar que sai da ventilação na sala de aula ou no escritório da escola pode ser completamente recirculado. Essa é uma receita para o desastre.

Filtragem

Se for absolutamente necessário recircular o ar, você poderá minimizar a contaminação cruzada aumentando o nível de filtragem. A maioria dos edifícios usa filtros de baixa qualidade que podem capturar menos de 20% das partículas virais. A maioria dos hospitais, no entanto, usa um filtro com a classificação MERV de 13 ou superior. E por uma boa razão – eles podem capturar mais de 80% das partículas virais transportadas pelo ar. Para edifícios sem sistemas de ventilação mecânica ou se você deseja complementar o sistema de seu prédio em áreas de alto risco, os purificadores de ar portáteis também podem ser eficazes no controle das concentrações de partículas no ar. A maioria dos purificadores de ar portáteis de qualidade usa filtros HEPA, que capturam 99,97% das partículas. Essas abordagens são apoiadas por evidências empíricas. No trabalho recente da minha equipe, submetido recentemente para revisão por pares, descobrimos que, para o sarampo, uma doença dominada pela transmissão aérea, uma redução significativa do risco pode ser alcançada aumentando as taxas de ventilação e melhorando os níveis de filtragem.

Umidade

Também há ampla evidência de que os vírus sobrevivem melhor com baixa umidade – exatamente o que acontece durante o inverno ou no verão em espaços com ar condicionado. Alguns sistemas de aquecimento e ventilação estão equipados para manter a umidade na faixa ideal de 40% a 60%, mas a maioria não. Nesse caso, os umidificadores portáteis podem aumentar a umidade nos ambientes, principalmente em residências. Por fim, o coronavírus pode se espalhar de superfícies contaminadas – coisas como maçanetas e bancadas, botões de elevador e telefones celulares. Assim, a limpeza frequente dessas superfícies de alto toque também pode ajudar. Para sua casa e ambientes de baixo risco, produtos de limpeza ecológicos são bons. Seja em casa, na escola ou no escritório, é melhor limpar com mais frequência e intensidade quando houver pessoas infectadas. Limitar o impacto dessa epidemia exigirá uma abordagem completa. Com a incerteza significativa restante, devemos jogar tudo o que temos nessa doença altamente infecciosa. Isso significa liberar a arma secreta em nosso arsenal – nossos edifícios. Fonte: The New York Times - Your Building Can Make You Sick or Keep You Well. Imagem – Freepik (patpongstock) Republicada pela Ca2 Consultores Ambientais Associados  

Data publicação: 15 de junho de 2020

Canais: Construção Sustentável

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade