Referência
A nova sede da Delos, em Manhattan, Nova York, projetada pelo escritório Gensler, conta com 1.760 metros quadrados e abriga 70 funcionários, servindo como referência para o padrão Well. Na recepção, uma tela de 1,90 por 3,50 metros instalada em uma das paredes mostra a temperatura, o nível de umidade e indicadores de limpeza, com dados de sensores espalhados pelo escritório. O ar fresco, que passa por filtragem tripla, chega ao ambiente por fendas no solo, enquanto dutos no teto extraem o ar contaminado por dióxido de carbono. Há ainda plantas suspensas também ajudam a limpar o ar. Além disso, no local, há mesas para trabalhar em pé. Já o piso inferior se conecta ao superior por uma escada de carvalho, encorajando o pessoal a subir a pé. “Eu certamente passo menos tempo sentado”, disse Paul Scialla, presidente-executivo da Delos. Depois de 18 anos como operador de títulos em Wall Street, Scialla fundou a empresa em 2014. Ele identificou um nicho inexplorado na intercessão entre os imóveis e o mercado de bem-estar. O sistema Well tem critérios em sete categorias que promovem a saúde dos ocupantes do edifício, como por exemplo, a nutrição. Assim, se explica o pão integral e as maçãs orgânicas servidas no café da Delos. As outras categorias são: ar, conforto, fitness, luz, mente e água. Ademais, existe um manual de 282 páginas, que detalha o padrão. A certificação de terceira parte é feita pelo Green Business Certification, que também certifica projetos de liderança em energia (conhecidos como LEED). O processo requer auditoria do escritório.Segundo a Delos, 954 projetos em 35 países foram registrados para o Well.
Outras certificações
Analogamente, existem outros padrões para comprovar a saúde dos escritórios. O Fitwel oferece um programa com metas semelhantes, mas sua origem e método são diferentes. Desenvolvido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão do governo americano, o Fitwel se baseia em dados de saúde pública e é basicamente uma lista de verificação e pontuação. Desse modo, o administrador do prédio insere informações sobre a edificação e submete provas. Os dados são analisados e o usuário recebe uma nota e uma lista de coisas que podem melhorar seu escritório. A certificação Fitwel tem um investimento menor do que a Well. Enquanto a primeira tem um custo de US$ 500 e a certificação, de US$ 6.000; a segunda sai a partir de US$ 1.800 e a certificação, a partir de US$ 7.500. Após transferir as atividades para um escritório com certificação Well, a Associação Americana de Designers de Interiores informou que obteve ganho de produtividade de 16%, além de maior engajamento dos funcionários e absenteísmo reduzido. Por Jane Margolies