A agenda da sustentabilidade ambiental está envolvendo todo o planeta. Governos, sociedades, economias e empresas, pautados por pesquisas de universidades e estudos científicos, têm se conscientizado que é preciso alterar a atual forma de produção e consumo para manter seguros os biomas, espécies de plantas e animais e a vida humana. Nesse sentido, uma conclusão comum entre esses atores é que é preciso realmente buscar atender de forma equilibrada os três pilares da sustentabilidade - ambiental, econômico e social –, em especial, sem privilegiar a movimentação do dinheiro em detrimento às pessoas e ao maio ambiente.
Esse alto grau de conscientização motivou a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) a promover um evento inovador, BW Expo, Summit e Digital, com a finalidade de liderar um movimento para disseminar o conhecimento sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente e de todas as tecnologias que possibilitam diminuir a pegada ambiental das atividades humanas, sejam elas feitas por empresas ou por pessoas.
Em formato totalmente virtual, a BW 2020 terá transmissão ao vivo de todas as ações programadas para os dias 17, 18 e 19 de novembro. Entre as iniciativas previstas estão eventos de conteúdo, atividades interativas, ações de relacionamento e de negócios e da exposição de produtos, serviços e tecnologias. “O evento virtual disseminará informações relevantes sobre os principais temas que norteiam a sustentabilidade ambiental bem como apresentar novas tecnologias e cases bem sucedidos na área”, afirma Afonso Mamede, presidente da Sobratema.
Para viabilizar um evento inovador, a Sobratema disponibilizará uma plataforma intuitiva e robusta, que permitirá oferecer uma estrutura tecnológica para que as empresas que priorizam a sustentabilidade ambiental em suas atividades ou que atuam diretamente para o fornecimento de tecnologias apresentem seus produtos, equipamentos, tecnologias, serviços e cases a um público altamente qualificado. Atualmente, já são mais de 100 mil profissionais impactados pela comunicação, mídias sociais e eventos virtuais da BW.
De acordo com Mamede, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o compromisso dos países, das empresas e da sociedade com as ações e iniciativas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa e reduzir o consumo de recursos naturais se manteve e, no caso da União Europeia, foi até ampliado.
Além disso, até mesmo a Agência Internacional de Energia, que havia sido criticada antes da pandemia pela falta de iniciativas para a descarbonização do planeta, estabeleceu um plano de recuperação verde de longo prazo, com US$ 1 trilhão de investimentos em três anos. O plano incluiu eficiência energética e implantação acelerada de energia eólica e solar. Como resultado, 4,5 bilhões de toneladas de emissões de CO2 seriam evitados durante esse período.
“Nós seguimos também neste caminho. Não apenas asseguramos a manutenção da promoção da BW, de forma virtual, mas também elevamos nossas ações, por meio da realização semanal de eventos de conteúdos, que são estratégicos para o meio ambiente e têm impulsionado esse movimento”, pondera Mamede.
São dois formatos de eventos: a BW LIVE, com uma entrevista com um especialista e empresário que atua fortemente na área ambiental, e o webinar BW TALKS, que é um debate com, pelo menos, três convidados sobre um tema específico relacionado ao setor. Até o final de agosto, foram realizados dez BW TALKS, sendo um presencial, em março, e nove BW LIVE. A agenda semanal desses eventos seguirá até o mês de novembro.
Sobre a BW, em novembro, um dos destaques será a programação e as atividades dos Núcleos Temáticos confirmados. O objetivo de cada Núcleo é conectar redes específicas, compartilhar conhecimento e ampliar as conexões das empresas e profissionais, gerando sinergias e oportunidades para todos. São eles: Agronegócio Sustentável, Conservação de Recursos Hídricos, Construção Sustentável, Economia Circular, Reciclagem de Resíduos na Construção, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade Digital, Transformação Energética – Hidrogênio, Valorização de Áreas Degradadas e Waste-to-Energy.
Ademais uma atividade, que está em desenvolvimento, terá a BW 2020 como palco final. É o desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, uma iniciativa da SAE Brasil e da Ballard Power Systems, no qual dez universidades selecionadas precisarão construir veículos na plataforma Baja ou Fórmula SAE, movimentos à célula de combustível. Essa iniciativa está no âmbito do Núcleo do Hidrogênio, cuja curadoria é da especialista Monica Saraiva Panik, que firmou essas parcerias.
Assim que foram abertas as inscrições, quinze universidades de norte ao sul do país decidiram participar da iniciativa. No mês de julho, foram ministrados cursos gratuitos organizados pelo grupo de Mentoria do Hidrogênio e pelo grupo de Mentoria de Competições Estudantis da SAE Brasil, para os estudantes de engenharia, em maioria da graduação. Em média, 170 alunos assistiram aos conteúdos, proferidos por renomados profissionais do mercado, incluindo a curadora da BW.
Em agosto, as universidades precisarão concluir as etapas relacionadas ao projeto do veículo tipo Baja ou Fórmula SAE. No início de setembro, ocorrerá a divulgação das dez universidades selecionadas, que receberão as 10 stacks de 2,1 kW refrigerada a ar da Ballard Power Systems para o desenvolvimento e a construção dos veículos. Além disso, essas universidades terão o apoio de uma montadora, por meio do programa “Adote uma Universidade”, que foi viabilizada a partir da parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Cada fabricante irá cooperar com a universidade adotada para a construção de veículos na plataforma Baja ou Fórmula SAE, em especial nas áreas de engenharia veicular, como por exemplo, nos sistemas de tração elétrico híbrido, integração dos componentes, controle eletrônico, design, entre outros. As etapas finais dessa competição acontecerão na BW 2020, em formato híbrido – presencial e online.
Data publicação: 15 de abril de 2021
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159