Home office e o ambiente com boa acústica

O distanciamento social trouxe transformações na vida e no trabalho das pessoas. Contudo, os avanços da tecnologia possibilitaram a continuidade de muitas atividades em uma nova realidade: o home office. Mas, isso impôs alguns desafios, como por exemplo, o de encontrar concentração necessária para o trabalho em meio a novos ruídos. Marcelo Godoy, diretor da consultoria Modal Acústica, pontua que quem está trabalhando em home office já percebeu que um ambiente com boa acústica é fundamental. "Isto implica em controlar os sons internos e externos que possam representar fonte de desconforto ou de distração”. De acordo com Andrea Destefani, sócia da Ca2 Consultores Ambientais Associados, "o mais importante é que os profissionais, dentro do possível, procurarem escolher um cômodo distante do ruído da rua para instalar o home office, com a possibilidade de ser fechado por uma porta e com paredes de composição que promova o adequado isolamento acústico”. Conforme explica a consultora, dependendo da situação, o morador pode investir em janelas acústicas, revestimentos acústicos ou mobiliários que auxiliem na absorção sonora e portas com melhor vedação perimetral. “Pouco se pode fazer contra o ruído de impacto nas edificações construídas, uma vez que é produzido por impactos nos elementos da edificação. Ou seja, pela caminhada, queda de objetos, arrastar de cadeiras, que geram incômodos entre vizinhos. Para a estrutura da edificação, o mercado vem empregando sistemas que combinam pisos flutuantes e forros suspensos, como recursos para mitigar este tipo de problema”.

Soluções acústicas

No home office, o ambiente com boa acústica é fundamental. Assim, as soluções acústicas devem levar em conta a convivência e o uso simultâneo dos espaços, com o objetivo de atingir níveis aceitáveis de ruído no interior das unidades. Para Godoy, “os principais elementos no isolamento de um cômodo são os conjuntos laje e forro, paredes, esquadrias e porta interna. No caso de ruídos do pavimento superior, a instalação de um forro isolante acústico pode ajudar bastante. Para ruídos vindos de andares abaixo, a situação é mais complicada. Isso porque uma melhoria eficiente exige um piso elevado ou intervenções no ambiente emissor”, esclarece. Para a proteção dos ruídos externos, o consultor Olavo Fonseca Filho, diretor da Sonar Engenharia, orienta que o ideal é fazer uma análise da real necessidade de fazer a troca das esquadrias existentes ou apenas uma boa revisão, verificando a vedação perimetral, desalinhamentos, folgas, etc. Caso não tenha outra saída, é importante instalar esquadrias acústicas novas, com boa vedação, para que “proteja” o profissional dos ruídos aleatórios vindos de fora. Outra solução acústica que melhora o conforto é a instalação de uma guilhotina de sobrepor na fresta inferior da porta e borrachas de compressão no perímetro. Esse isolamento do ambiente evita a substituição da porta por uma acústica.  Hoje a gama de produtos disponíveis no mercado é ampla e a decisão deve seguir alguns fatores. Entre eles, a necessidade acústica, com o uso de elementos que gerem pouca absorção, resultando em uma “sala viva” ou, ao contrário, ao utilizar muita absorção sonora cria-se uma “sala surda”; praticidade, conforme a situação há produtos de fácil instalação nas paredes e forros; e custo, caberá ao cliente definir sua realidade financeira para que o resultado fique satisfatório.

Acústica e estética

A combinação das soluções acústicas com a decoração é importante. Por isso, Andrea indica produtos para revestimento de paredes e forros que atendam esses dois requisitos. São materiais elaborados em madeira, tecido, metal perfurado, gesso perfurado, entre outros. “Tais revestimentos, em conjunto com a mobília e decoração (sofás, tapetes e poltronas), auxiliam na redução da reverberação no ambiente”, ressalta. Caso não haja disponibilidade de cômodo específico, as opções de mobiliário com divisórias baixas estofadas e revestidas em tecido podem servir como barreira para atenuar o ruído. Além disso, segundo os consultores, o mercado oferece hoje “casulos acústicos” prontos para proporcionar conforto ao usuário em qualquer lugar. Durante as atividades de trabalho, como participar de reuniões remotas, conferências, entrevistas, palestras e outras situações de escuta e fala, Godoy indica a utilização de fones de ouvido confortáveis tipo over ear ou on ear, principalmente os modelos com cancelamento de ruído. Para melhor comunicação em videoconferências, o especialista sugere softwares e plugins com cancelamento de ruído. Outro dado de suma importância são as normas técnicas aplicadas na adaptação desses ambientes ou na construção de um home office.  São elas: ABNT NBR 10151:2019: Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral; ABNT NBR 10152:2017: Acústica – Níveis de Pressão Sonora em ambientes internos à edificações; ABNT NBR15575:2013: Edificações Habitacionais – Desempenho – Partes 1 a 6. Matéria publicada originalmente na ProAcústica Republicada pela Ca2 Consultores Ambientais Associados

Data publicação: 21 de setembro de 2020

Canais: Construção Sustentável

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade