Núcleo Construção Sustentável programa três palestras

O Núcleo Construção Sustentável programa três palestras para o grande evento da BW Expo, Summit e Digital 2020, marcado entre 17 e 19 de novembro. Com a finalidade de trazer um debate relevante sobre os principais assuntos ligados ao tema, a agenda contará com a presença de renomados arquitetos e urbanistas, com trabalhos reconhecidos em território nacional e internacional. Para se inscrever, basta acessar este link.

O arquiteto e urbanista Marcelo Nudel, diretor geral na Ca2 Consultores Ambientais Associados, é o curador do Núcleo Construção Sustentável. Ele ministrará a palestra Ninguém paga por sustentabilidade na construção! A conta não fecha!" Será mesmo?. 

De acordo com Nudel, ele desmitificará dois mitos existentes na área da construção. Em primeiro lugar, o mito de que sustentabilidade não é valorizada pelo consumidor. "Vou mostrar com exemplos que essa valorização já está acontecendo no mundo". Em segundo lugar, ele falará sobre o mito de que ninguém quer pagar mais pela sustentabilidade. "Também apresentarei exemplos que ressaltam que quando há a demonstração de forma bastante criteriosa dos benefícios na operação, ou seja, a redução do consumo na operação, é possível vencer essa barreira". Nudel possui vasta experiência em projeto integrado e habilidades avançadas em conforto ambiental, sustentabilidade e eficiência energética. Nesse sentido, ele esteve envolvido em projetos multidisciplinares de edifícios que integram estratégias térmicas passivas, luz natural e desempenho energético em todo mundo, como por exemplo, na Austrália, Espanha, Estados Unidos e Brasil.

Luminotécnica e acústica

A programação do Núcleo Construção Sustentável contará com a participação da arquiteta Maria Gabriela Costa, consultora sênior de Sustentabilidade da Sweco UK. Ela apresentará uma palestra sobre a evolução da sustentabilidade em greenbuildings no Reino Unido, no qual trará estudos de casos de seu escritório. Conforme adianta Nudel, a especialista trará um panorama da evolução do greenbuilding no Reino Unido nos últimos 20 anos.  "Além disso, contará sobre a adoção de ferramentas de certificação voluntárias e, posteriormente, a criação da legislação de eficiência energética e sustentabilidade no Reino Unido".

Maria Gabriela é especialista em arquitetura sustentável, com foco em simulações computacionais para conforto ambiental, bem-estar e eficiência energética. Ela já coordenou e prestou consultoria para projetos sustentáveis em Londres, Dinamarca, Suíça e Holanda.

Outro tema a ser abordado estará relacionado às questões acústicas e de luminotecnia. A arquiteta e urbanista Andrea Destefani, sócia e Líder de Acústica na Ca2 Consultores Ambientais Associados, e a arquiteta e urbanista Paula Longato, líder do time de Iluminação da BuroHappold Engineering, mostrarão algumas abordagens sustentáveis nos projetos de acústica e luminotécnica no Brasil e na Europa. "Elas enfatizarão a relação da sustentabilidade com o projeto de luminotécnica e com o projeto de acústica. Ademais, Paula também mostrar a relação entre o projeto luminotécnico e a luz natural", finaliza Nudel.

Data publicação: 09 de novembro de 2020

Canais: Construção Sustentável

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade