Primeira incorporadora brasileira a receber o Fitwel Champion

A Vitacon é a primeira incorporadora brasileira a receber o status internacional de Fitwel Champion. A Ca2 Consultores Ambientais Associados assessorou a obtenção desse título, assim como no processo de certificação dos empreendimentos. Isso significa que, a partir de agora, ela integra um seleto grupo de companhias do mundo que se comprometeram a certificar pelo menos seis empreendimentos por ano com o selo Fitwel. De fato, a Vitacon mostra seu pioneirismo no mercado nacional ao ser a primeira incorporadora brasileira a receber esse título. Isso porque essa certificação atesta práticas de projeto que contribuem com o bem estar dos ocupantes. Além disso, esse selo é adquirido por quem tem uma visão atenta a essa nova demanda por edifícios mais saudáveis. Ou seja, um foco também na saúde, no conforto, redução de sedentarismo, práticas saudáveis e qualidade de vida dos usuários.

Nesse sentido, os projetos On Melo Alves e On Paulista em fase de lançamento são os mais avançados no processo de certificação. Por outro lado, os demais projetos a serem certificados estão em fase de desenvolvimento. Sem dúvida, os benefícios são valiosos, tanto do ponto de vista dos usuários, quanto do ponto de vista do mercado da construção. De acordo com a Fitwel, 49% dos proprietários de edifícios estão dispostos a pagar mais por um imóvel que demonstrou ter um impacto positivo na saúde. A certificação funciona com um sistema de pontuação com mais de 55 estratégias que comprovadamente trarão um impacto positivo na vida e saúde dos usuários. O processo de análise inclui 2 revisores independentes que irão confirmar as pontuações para cada estratégia. A certificação pode ser aplicada em projetos na fase de projeto, construção ou renovação, ou para projetos existentes.
 
Sete impactos na saúde de Fitwel
  • Impactos que afetam a saúde da comunidade: Estratégias que visam a saúde da comunidade ampliam o impacto do projeto, além da saúde dos ocupantes do local. Isso significa alcançar aqueles que vivem, trabalham, se divertem ou aprendem nas áreas vizinhas.
  • Reduzir a morbidade e o absenteísmo: Desenvolver estratégias que promovam taxas reduzidas de doenças crônicas e condições de saúde mental, assim como diminuir transmissão de doenças e menos dias perdidos de trabalho.
  • Apoiar a equidade social para populações vulneráveis: Esse tipo de estratégia garante que várias populações, incluindo crianças, idosos, deficientes ou pessoas com desvantagens socioeconômicas aumentem o acesso as oportunidades de promoção da saúde, seja por acessibilidade universal, incentivos de preços, amenidades direcionadas ou ambientes voltados para pedestres.
  • Disseminar sentimentos de bem-estar: Isso promove inclusão, relaxamento e percepções de segurança, por meio de espaços limpos e rejuvenescedores, uma conexão aprimorada à natureza e oportunidades de envolvimento social.
  • Aprimorar o acesso a alimentos saudáveis: Isso ??fornece aos ocupantes maior disponibilidade para frutas, legumes e outras opções de alimentos nutritivos. Assim, diversifica as saídas e fontes de opções de alimentos mais saudáveis.
  • Promover a segurança dos ocupantes: Isso diminui o risco de crimes e lesões, protegem ciclistas e pedestres do tráfego de veículos e aumentam a segurança das escadas.
  • Aumentar a atividade física: Incorporar oportunidades de movimento à vida cotidiana. Ou seja, promovendo o uso de escadas ou expandindo o acesso às áreas e equipamentos de ginástica indoor e outdoor.

Dados sobre a certificação Fitwel

Os edifícios certificados pela Fitwel respondem à crescente demanda do mercado por espaços projetados para apoiar estilos de vida mais saudáveis. Afinal, oferece estratégias para desenvolver e manter ambientes ideais de promoção da saúde. Como resultado, ajuda empresas a aumentar significativamente suas pontuações desempenho ambiental, social e de governança (ESG) e classificações associadas. Confira abaixo alguns dados sobre o Fitwel:

  • São 23 milhões de edifícios e 154 milhões de ocupantes.
  • 81% empresas praticam responsabilidade social e 45% investidores possuem investimentos de impacto ou estão interessados. O investimento responsável está em ascensão, com os investidores de hoje buscando cada vez mais ESG ao tomar decisões de investimento.
  • O Fitwel foi desenvolvido por especialistas em saúde pública. O gerenciamento de instalações e design é apoiado por mais de 3.000 estudos de pesquisa. Ele oferece o que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA consideram como as estratégias mais impactantes baseadas na ciência.
  • 97% relata facilidade de uso e 84% entende como seus edifícios apoiam a saúde. Aproveitou-se da tecnologia e do bom senso para otimizar o processo de certificação, garantindo  acesso às informações e dados de desempenho necessários para certificar um projeto e comemorar seu impacto.
Por Marcelo Nudel Fonte: Ca2 Consultores Ambientais Associados Foto: Vitacon

Data publicação: 17 de agosto de 2020

Canais: Construção Sustentável

  • Compartilhar

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade